Vida Plano

Faça o seu Plano de Assistência familiar e aproveite todas as vantagens que só o Vida Plano pode te oferecer

Atendimento funerário

A perda de um ente querido nos faz dar mais importância a nossa vida e, principalmente, ao bem-estar daqueles que tanto amamos. Para proporcionar mais segurança e tranquilidade na hora do luto, o Vida Plano oferece o serviço de assistência funerária a você e seus familiares 24 horas por dia.  

De acordo com a Revista Exame: “A dor da morte não tem preço, mas o funeral tem, e pode custar bem caro. Planos Funerários são uma alternativa recomendada para evitar o pagamento de valores abusivos em um momento de fragilidade”.

Entre as principais despesas do funeral estão: registro em cartório, traslado do corpo, velório, papeladas, entre outras despesas e questões burocráticas. Fora do plano, essa cobertura pode custar até 10x mais caro.  O Vida Plano cuida da burocracia para que você possa se despedir sem outras preocupações.

Confira nosso plano!​

A Vida Plano nasceu para proteger você e sua família onde estiverem, tudo isso através de uma experiência 100% digital. 

Com o nosso plano, você tem acesso a todas as informações na palma de sua mão na telinha do celular. Além disso, tenha mais segurança e proteção na hora de acompanhar tudo referente ao seu plano na hora que quiser, participar do clube de descontos, concorrer a sorteios semanais de 20 mil reais, e muito mais!

Procedimento em casos de óbito

O que fazer quando uma pessoa vem a óbito no hospital?

O primeiro passo consiste em esperar a liberação da unidade hospitalar com a “DECLARAÇÃO DE ÓBITO”. É um documento preenchido pelo médico e consta a causa da morte. Com este laudo em mãos, o responsável precisa entrar em contato com a agência de serviço funerário para fazer a contratação do velório e funeral. Abaixo, confira a lista de documentos necessários do falecido:

 

  • Laudo assinado por um médico para o sepultamento;
  • No caso de cremação, é preciso a assinatura de dois médicos no laudo;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade (RG).
O que fazer quando uma pessoa falece em casa?

Quando o óbito acontece em casa, sem o acompanhamento médico, a família precisa acionar a ambulância, procurar o distrito policial mais próximo e solicitar a remoção do corpo para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) ou Instituto Médico Legal (IML) do seu município. 

 

Nessa situação, só um médico do SVO ou IML tem a permissão para emitir, depois do exame, o atestado de óbito.

O que fazer quando uma pessoa vem a óbito em um acidente no trânsito?

O responsável precisa entrar em contato com a agência de serviço funerário para contratar o velório e o funeral. Abaixo, confira a lista de documentos necessários do falecido:

 

Obs: a empresa funerária contratada realiza todo trâmite de liberação e translado do corpo. 

 

  • Laudo assinado por um médico para o sepultamento;
  • No caso de cremação, é preciso a assinatura de dois médicos no laudo;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade (RG).
Cartão de óbito, para que serve?

O cartão de óbito é um documento cuja finalidade é atestar o falecimento de uma pessoa. Por isso, deve ser feito um registro oficial em cartório, pois é com ele que a família conseguirá dar andamento no processo pós-morte, bem como inventário, partilha de bens, entre outros.

Como e onde obter a certidão de óbito?

Para que a certidão de óbito seja válida, a família precisa fornecer os seguintes documentos para o funcionário da agência funerária, que ficará encarregado de encaminhar as informações ao Cartório de Registro Civil da região onde o falecido veio a óbito:

  • Atestado de óbito;
  • Cédula de Identidade;
  • Certidão de nascimento (em caso de falecidos menores) ou Certidão de Casamento;
  • Carteira profissional;
  • Título eleitoral;
  • Certificado de reservista;
  • CPF;
  • Cartão do INSS;
  • PIS/PASEP;
  • Nome da atual companheira e dos filhos (quando for o caso).

 

Feito isso, o funcionário da agência funerária entregará um canhoto, permitindo que o responsável faça a retirada da certidão da própria empresa ou no Cartório de Registro Civil.

 

Obs: o prazo para que o cartório emite a certidão é de até 10 dias. Erros na declaração de óbitos devem ser retificados no prazo de até 24 horas após a emissão. Ultrapassado esse tempo, só será possível corrigir o erro mediante processo administrativo ou judicial.

Contato

Ficou com alguma dúvida de como funciona o atendimento funerário do Vida Plano e as principais coberturas do serviço? Não tem problema! Abaixo, disponibilizamos um formulário para entender melhor a sua dúvida.